
Bolinho de batata, cenoura e abobrinha
Bolinho de batata, cenoura e abobrinha: receita saudável, fit e versátil para lanche, marmita fitness ou aperitivo rápido. Experimente já!
Ingredientes
Preparo
- Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte uma assadeira antiaderente com azeite ou forre com papel manteiga.
- Em uma tigela grande, coloque a batata cozida e amassada, a cenoura ralada e a abobrinha ralada e espremida. Misture bem para integrar os ingredientes.
- Adicione a farinha de aveia, o azeite, o cheiro-verde, sal, páprica, cúrcuma e linhaça se for usar. Misture até formar uma massa úmida e modelável.
- Por último, acrescente o fermento e misture delicadamente para incorporar.
- Com as mãos levemente untadas, modele porções da massa em formato de bolinho ou croquete pequeno.
- Distribua os bolinhos na assadeira, deixando espaço entre eles. Pincele um pouco de azeite por cima para ficarem douradinhos.
- Leve ao forno por 25 a 30 minutos, até que fiquem firmes e dourados. Vire na metade do tempo para uniformizar o dourado.
- Sirva em seguida, ainda quentinho, ou utilize como lanche, acompanhamento ou snack em qualquer hora do dia!
Informações adicionais
Esta receita de bolinho de batata, cenoura e abobrinha é o tipo de coringa que agrada em diferentes ocasiões: desde um lanche da tarde saudável, passando por um aperitivo em festas, até compor um prato principal acompanhado de salada. Cheia de vegetais e fibras, conquista adultos e crianças pela praticidade e sabor.
Dicas para um bolinho perfeito
- Ao ralar a abobrinha, lembre-se de espremer bem para retirar o excesso de água. Isso impede que a massa fique muito úmida e dificulte a modelagem.
- Prefira a cenoura bem fina, ralada no ralo mais fino, para que integre melhor à textura dos bolinhos.
- Se quiser uma versão sem glúten, utilize farinha de arroz, de aveia sem glúten ou até fubá fino no lugar da farinha de aveia comum.
- Para agregar ainda mais sabor, acrescente queijo ralado (parmesão, mussarela vegana ou de castanha). Esse truque cria uma casquinha dourada irresistível.
Segredos do preparo
Dê preferência a assar os bolinhos, pincelando um pouco de azeite sobre eles para garantir crocância por fora e maciez por dentro. Se preferir uma versão ainda mais crocante, utilize uma air fryer e deixe por cerca de 15-18 minutos, virando na metade do tempo. Modelar com as mãos levemente untadas faz toda a diferença na hora de conseguir formatos uniformes e evitar que a massa grude. Se notar que a massa está mole, adicione mais um pouco de farinha, ajustando até ficar possível enrolar sem que desmonte.Variações e formas de servir
- Que tal colocar ervas frescas como endro e salsinha? Ou um toque de pimentinha para quem gosta?
- Transforme os bolinhos em hamburguinhos para sanduíches vegetarianos ou veganos, grelhando levemente após assar.
- Sirva como acompanhamento de arroz integral, salada fresca ou até com um molho de iogurte temperado, limão ou tahine.
- Para marmita do dia a dia: eles duram bem na geladeira por até 3 dias e podem ser congelados já prontos (basta reaquecer no forno ou air fryer).